Reprodução em animais é tema de aula prática do 8º Ano

Unidade: Funcionários | 23 Jun 2022

Os estudantes do 8º Ano aprenderam, por meio de alguns exemplos referentes aos animais, como os descendentes gerados em cada um deles podem se apresentar, ou não, diferentes entre si e diferentes do organismo do qual descendem. Aprenderam também que, apesar de a reprodução dos seres vivos poder variar bastante de uma espécie para a outra, os biólogos reconhecem dois modos básicos de gerar descendentes: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada.

Com o intuito de esclarecer as formas de reprodução dos animais, a professora Milena Almeida, em uma das aulas práticas, selecionou alguns animais da coleção do laboratório de Biologia do Colégio para que os alunos pudessem classificar o modo reprodutivo quanto a:

- reprodução sexuada ou assexuada

- fecundação interna ou externa

- desenvolvimento do embrião: ovíparo, vivíparo ou ovovivíparo

Dessa forma, em grupos, os estudantes puderam observar os animais, refletindo sobre o local onde cada animal vive, a anatomia apresentada e aspectos evolutivos da espécie, podendo então, classificá-los de acordo com o que foi solicitado.

Após esse momento, foi possível concluir que algumas diferenças entre indivíduos da mesma espécie, podem tornar alguns deles mais adaptados ao ambiente, favorecendo a sua sobrevivência e aumentando as chances de terem descendentes.

“Mas e o homem? Nós, assim como qualquer outro animal na Terra, nascemos, crescemos, nos reproduzimos e morremos, ao completar um ciclo de vida, porém, possuímos a consciência de existir, somos dotados de três sistemas: mental, sensível e instintivo, sabemos o que vivemos e escolhemos o que viver, recordamos, planejamos, inventamos, e temos a prerrogativa de sermos melhores a cada dia de forma consciente.”, ensinou Milena.