Os estudantes do 8º Ano aprenderam, por meio de alguns exemplos referentes aos animais, como os descendentes gerados em cada um deles podem se apresentar, ou não, diferentes entre si e diferentes do organismo do qual descendem. Aprenderam também que, apesar de a reprodução dos seres vivos poder variar bastante de uma espécie para a outra, os biólogos reconhecem dois modos básicos de gerar descendentes: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada.
Com o intuito de esclarecer as formas de reprodução dos animais, a professora Milena Almeida, em uma das aulas práticas, selecionou alguns animais da coleção do laboratório de Biologia do Colégio para que os alunos pudessem classificar o modo reprodutivo quanto a:
- reprodução sexuada ou assexuada
- fecundação interna ou externa
- desenvolvimento do embrião: ovíparo, vivíparo ou ovovivíparo
Dessa forma, em grupos, os estudantes puderam observar os animais, refletindo sobre o local onde cada animal vive, a anatomia apresentada e aspectos evolutivos da espécie, podendo então, classificá-los de acordo com o que foi solicitado.
Após esse momento, foi possível concluir que algumas diferenças entre indivíduos da mesma espécie, podem tornar alguns deles mais adaptados ao ambiente, favorecendo a sua sobrevivência e aumentando as chances de terem descendentes.
“Mas e o homem? Nós, assim como qualquer outro animal na Terra, nascemos, crescemos, nos reproduzimos e morremos, ao completar um ciclo de vida, porém, possuímos a consciência de existir, somos dotados de três sistemas: mental, sensível e instintivo, sabemos o que vivemos e escolhemos o que viver, recordamos, planejamos, inventamos, e temos a prerrogativa de sermos melhores a cada dia de forma consciente.”, ensinou Milena.