Turmas do 4º e 5º Ano participam de lançamento de foguetes na Olimpíada Brasileira de Astronomia 

Unidade: Uberlândia | 20 Jun 2022

Anualmente, as crianças das turmas do 4º e 5º Ano (Turma da Paciência e Turma da Gratidão) participam da OBA – Olímpiada Brasileira de Astronomia. Além da realização das provas do evento, este ano as duas turmas fizeram um lançamento de foguetes! As crianças receberam um manual de instruções explicando como deveria ser a montagem do foguete, e realizaram-na em casa com suas famílias. Foi uma atividade opcional, mas gerou grande engajamento nas turmas.

No dia da OBA, as professoras Sara Prado de Oliveira, Caroline Kirsten e Mônica Ferro Soave, com a participação das famílias, conduziram a realização dos lançamentos. Na ocasião, mediram quais foguetes foram mais longe, para enviar os resultados à organização da OBA. Assim que averiguarem as informações, os melhores resultados serão reconhecidos com medalhas. 

Foi uma forma muito especial de incentivar o estudo, o interesse pela ciência e ampliar o conhecimento a respeito do universo e das leis que o regem, como movimento e equilíbrio.

A atividade gerou momentos prazerosos entre as famílias, que ficaram felizes em produzir os foguetes e participarem dos lançamentos. Além disso, percebemos que as crianças se interessaram muito pelo tema e puderam experimentar na prática como alguns conceitos matemáticos, incluindo conhecimentos da geometria, influenciam a vida cotidiana e o desenvolvimento da ciência.