7º Ano aprende sobre o "Ubuntu" na aula de História

Unidade: Rio de Janeiro | 14 Jun 2022

Na aula de História do 7° Ano do professor Gustavo Araújo, foi feita uma grande reflexão a partir do conceito africano “Ubuntu” (“eu sou porque nós somos”, um princípio proveniente das culturas banto, que propõe entender o ser humano não a partir das categorias individualistas das filosofias europeias - “sujeito”, “indivíduo” etc - mas a partir da ideia de comunidade, de coletividade).

Foi contada para os alunos uma lenda antiga, segundo a qual um visitante estrangeiro, ao chegar em um povoado banto, propôs um desafio para as crianças. Colocou um cesto de frutas em frente a uma árvore e disse: “quem chegar primeiro fica com todas as frutas”. Quando ele autorizou a corrida, as crianças deram as mãos e foram caminhando juntas até o cesto, repartindo igualmente as frutas.

O visitante então perguntou por que as crianças fizeram aquilo, e uma delas respondeu: “nós, bantos, vivemos segundo o princípio do Ubuntu. Se um de nós está triste, é impossível que a gente fique feliz”. Pedi que os alunos se manifestassem sobre esse princípio, se concordavam com ele e se consideravam que nós o experimentamos em nossas realidades, na prática. O debate foi muito rico.
Conversamos sobre os índices de desigualdade social e injustiça com os quais convivemos normalmente no Brasil e no mundo, como se fossem aceitáveis. Foi uma aula muito bonita sobre conceitos essenciais para nossas vidas.