Alunos do 5° Ano realizam estudo e dinâmica sobre o gênero textual Entrevista

Unidade: Cidade Nova | 12 Jun 2022

A turma do 5° Ano iniciou, muito estimulada, um estudo sobre o gênero textual Entrevista. As crianças aprenderam que a função deste gênero é informar por meio das declarações dadas pelo entrevistado e que o mesmo contém uma linguagem clara e objetiva. Para ampliar ainda mais este conhecimento, cada aluno pesquisou uma entrevista em jornais, revistas ou internet para apresentar em sala para os colegas.

A docente Gláucia de Paula criou uma dinâmica especial para realizar esta atividade:  combinou com as crianças que as apresentações seriam como em um programa de televisão. Um aluno da turma era sorteado e convidado a ir à frente da sala participar de uma entrevista com a docente. O programa recebeu o nome de “Talk Show: Entrevista da entrevista”.

Após vivenciar esta experiência, os alunos relataram no caderno o que acharam desta divertida proposta para apresentar a entrevista pesquisada. As crianças manifestaram que foi muito interessante e que estavam animados para participar do “Talk Show”. Foi uma manhã muito divertida, todos se envolveram na atividade realizada. Cultivaram a valentia para ir até a frente da sala falar para todos da turma. Cultivaram também a paciência para esperar sua vez de ser sorteado e o respeito durante as apresentações dos outros colegas de sala.