Livro leva alunos do 5º Ano a refletirem sobre o passado

Unidade: Brasília | 2 Aug 2015

No segundo bimestre as professoras Carmen Baltar e Lídia Barbosa trabalharam na turma do 5º Ano o livro Bisa Bia, Bisa Bel, da autora Ana Maria Machado.

Para lançar o estudo do livro de forma atrativa, as docentes trouxeram fotos de suas bisavós e relataram vivências com as mesmas. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer o mesmo, em uma agradável rodinha de conversação, tomando um delicioso chá acompanhado de bolo.

Os alunos leram o livro e fizeram trabalhos lindos; um deles foi uma linha do tempo, onde pesquisaram objetos que existiam no tempo de seus avós e que existem até hoje, só que de forma evoluída. Depois eles usaram a criatividade para projetarem como ficaria aquele objeto no futuro.

As crianças também descobriram como eram as fotografias da época e puderam se observar em uma foto sépia, tirada pelas professoras.

“Foi um estudo muito agradável! Descobrimos que o passado está muito presente em nós, seja na forma de objetos ou em lembranças de pessoas queridas”, declararam as docentes.

Leia a depoimentos dos alunos:

“Eu aprendi que devemos respeitar e ouvir as pessoas mais velhas, porque elas têm mais experiência de vida e sabem, muitas vezes, o que será melhor para a gente. Aprendi que as coisas de antigamente podem ser muito divertidas e fonte de aprendizagem.” Fernanda Bernardes de Araújo – 5º Ano

“Fazendo o projeto Bisa Bia, Bisa Bel, aprendi que podemos usar a imaginação e criar coisas novas, de um jeito divertido e que nos ajuda a aprender.” Luisa Yumi Lacerda Chida – 5º Ano