Turno Estendido aprende sobre a suavidade por meio das flores

Unidade: Brasília | 2 Aug 2015

A professora do Turno Estendido Roseli Luro fez analogias utilizando uma flor com e outra sem espinho para facilitar a compreensão do cultivo da amizade com suavidade e estimular na turma uma convivência feliz e agradável.

A professora iniciou o trabalho fazendo uma dramatização, no qual trouxe a imagem de uma florista e algumas cenas de seu trabalho rotineiro. Logo a seguir, vestiu-se de florista, assentou-se na rodinha e interagiu com as crianças falando sobre algumas características das flores (cores, textura, tamanho, aroma, etc.), em especial das rosas. As crianças tiveram oportunidade de tocá-las e observaram que uma delas tinha espinhos no talo e logo comprovaram que machucava. Com isso a professora relacionou a rosa com espinhos aos pensamentos de morder, empurrar, usar a força para conseguir algo e bater nos colegas.

Dando continuidade, as crianças perceberam que ao contrário da rosa com espinhos, a outra, cujos espinhos já tinham sido retirados, não machucava e eles podiam tocar à vontade e fizeram isso com muito prazer, comprovando que é bem melhor ser parecido com ela, pois não machuca. A ela foi atribuído o afeto, o carinho, a suavidade no trato com os colegas, enfim, o cultivo de bons pensamentos.

Foi feito também uma experiência. A professora Roseli colocou rosas brancas em um recipiente com água e anilina. Ela explicou que com o passar dos dias, as rosas brancas iriam mudar de cor ficando da mesma cor da anilina que foi colocada na água, pois através do talo as rosas absorvem a água colorida dando um novo colorido às pétalas, deixando-a ainda mais bonita. A professora comparou a experiência a uma criança que aprende, absorve os ensinamentos e se esforça para mudar os pensamentos tornando-se uma pessoa ainda mais linda e querida por todos.

“A atividade foi muito envolvente e produtiva. No decorrer do dia a turma estava mais atenta aos pensamentos. Iremos dar continuidade ao trabalho, afinal os resultados mais significativos virão a longo prazo, com repetições, esforço e paciência de todos. O momento foi muito feliz, pois contamos com a presença da Turma II, da professora Joyce Porto, que participou da atividade com interesse e muito gosto”, manifestou Roseli.

Para finalizar, a turma reproduziu a analogia através de um desenho e confeccionaram uma florzinha sem espinho, claro!

“Uma rosa, sendo igual em beleza às demais rosas, ao ser-nos oferecida como presente se transforma, tornando-se mais bela. Passou a ter outro valor; de suas pétalas se desprende outro perfume.” Da Logosofia