Com grande entusiasmo, Infantil 5 descobre os estados físicos da água

Unidade: Cidade Nova | 19 May 2022

Na Educação Infantil, experiências concretas facilitam e tornam o processo ensino-aprendizagem algo mais divertido e prazeroso. 

No mês de abril, o Infantil 5 participou de uma aula experimental muito especial sobre a água e seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. 

Para estimular os sentidos e o exercício da língua inglesa, em uma aula conjunta, utilizando a metodologia CLIL, a professora Regina da Silva, juntamente com a Miss Teixeira, professora de Inglês, propuseram para as crianças um jogo de adivinhação. As crianças, com os olhos fechados, deveriam sentir e, a partir do tato, tentar adivinhar o que estava escondido nos potes à sua frente: gelo ou água? Com o auxílio de um vaporizador de ar, puderam, também, sentir a água em forma de vapor.

Com esta experiência de “sentir” os diversos estados da água, as crianças puderam levantar hipóteses, testá-las, afirmá-las ou negá-las, construindo, assim, um novo conhecimento. 

“Os alunos se encantaram ao descobrir e sentir os estados físicos da água e puderam, ainda, conhecer novas palavras em inglês: water, cold, hot e warm, construindo novos conhecimentos de forma leve e divertida.”- relatou a professora Regina.