Um estímulo à leitura no 3º Ano A: "Uma chuva literária"

Unidade: Goiânia | 19 May 2022

Com a pandemia as docentes observaram um aumento significativo de crianças utilizando as "telas" distanciando-se do saudável hábito de boas leituras na infância!

Surgiu nas professoras Thelma Carvalho e Râmiza Rodrigues a ideia de criar um projeto que seria vivido durante todo o ano! Trata-se do projeto intitulado "Chuva literária" na turma do 3°Ano A do matutino.
O retorno da visita à biblioteca possibilitou criar o hábito de compartilhar livros lidos com familiares e sua indicação aos colegas. Enfeitaram guarda-chuvas que seriam o convite à audição de histórias lidas. Quando abertos, indicavam atenção aos leitores e quando fechados, o momento seria ouvir as "vozes" dos livros a serem compartilhados.
A cada nova semana puderam observar muitas crianças estimuladas a ler novas coleções, descobrir novos autores, diversos gêneros literários e extrair elementos construtivos e úteis à vida de cada um e de feliz convivência com os demais.
A aluna Carolina Carvalho assim se manifestou: "O projeto Chuva literária é muito divertido, pois nos estimula ao aprendizado e contato com diversos livros. É interessante, por que convivemos em família e trocamos experiências".