5º ano visita a Biblioteca Parque Estadual

Unidade: Rio de Janeiro | 14 Jul 2015

Os alunos do 5º Ano visitaram a Biblioteca Parque Estadual com o objetivo de fortalecer as redes de conhecimento a partir do estabelecimento de dinâmicas que integrem a biblioteca à escola.

Eles visitaram vários espaços e ficaram encantados com o setor de literatura infanto-juvenil, com a quantidade de livros em braille e as máquinas que possibilitam às pessoas com necessidades especiais o acesso à literatura. As crianças surpreenderam os monitores ao dizer que gostam de ler e que a leitura faz parte da vida delas.

Na “Sala do Ócio”, um dos espaços da biblioteca, ao serem perguntados “Aqui é lugar de não fazer nada?” um dos alunos respondeu: “Não. Aqui é um lugar para pensar sobre as próximas atividades e fazer planos para o futuro."

Ao participarem de uma oficina de arte, os alunos também chamaram à atenção pela forma como souberam usar a faculdade de imaginar. Eles criaram dobraduras simples e as nomearam com títulos como “Dobras Sentimentais” e "Rampa da Esperança”, entre outros. As dobraduras ficaram expostas para os demais visitantes da Biblioteca apreciarem.

Ao final, a turma presenteou a Biblioteca com livros de Logosofia e os alunos receberam revistas em quadrinhos. Muitos revelaram que pretendem voltar a esse espaço cultural com suas famílias.