Colcha de retalhos inspira alunos do 4º Ano a refletirem sobre a família

Unidade: Brasília | 14 Jul 2015

Como o tema do 2º bimestre do 4º Ano é Família: Ateliê de valores e Sentimentos, a turma utilizou o livro A Colcha de Retalhos para trabalhar o tema.

Para o lançamento do projeto, a professora Mônica Rodrigues trouxe a sua colcha de retalhos, que recebeu de um familiar muito querido. Falou para os alunos que embora seja algo físico, a colcha tem um significado muito especial para ela, pois foi confeccionada com todo amor, carinho e dedicação.

Surgiu então a ideia de cada aluno confeccionar a sua própria colcha de retalhos. Durante esta atividade, a professora Mônica fez uma analogia: vamos pensar que cada pedacinho de retalho que acrescentamos à colcha, é um valor que devemos cultivar todos os dias com a nossa família, como: o afeto, a gratidão, a amizade, a colaboração, etc.

Ela explorou também o conceito de família como sendo um ateliê. “Da mesma forma que estamos construindo a colcha de retalhos, na família acontece de igual forma. É necessário que cada integrante colabore, que cada um faça seu esforço, e assim, somando esses pedaços de bem, vamos crescendo juntos, superando as dificuldades e tornando  a família cada dia mais feliz”, explicou a professora.

No final do bimestre, cada aluno irá oferecer o trabalho para os seus familiares.