Fundamental ll participa da Semana de Educação Financeira

Unidade: Brasília | 14 Jul 2015

Este é o terceiro ano em que o Colégio Logosófico – Unidade Brasília trabalha, de forma sistematizada, o conteúdo Educação Financeira. Por meio deste conteúdo, os alunos do 6º ao 9º Ano têm aprendido vários conceitos importantes para, no futuro, ter boa saúde financeira.

Para culminar o conteúdo trabalhado no primeiro semestre de 2015, foi realizado a 1ª Semana de Educação Financeira. Nesta oportunidade, foi lançado conceitos que serão amadurecidos na 2ª Semana de Educação Financeira, a ser realizada em novembro.

A primeira atividade desta semana contou com a presença da Silvana Iunes, uma das autoras do livro Oficina das Finanças - material didático adotado pelo Colégio para o ensino da Educação Financeira. Silvana foi a responsável pela palestra de abertura e, nela, abordou aspectos importantes para que os alunos reflitam sobre o futuro financeiro e para que o construam desde cedo.

Ainda no primeiro dia de evento, os alunos do 9° Ano apresentaram um painel com o tema A Economia Social e os Bancos Comunitários. A partir deste painel, divulgou-se o Concurso da Moeda Social do Logosófico. Os adolescentes foram convidados a criar e desenhar a imagem da nota que será utilizada em uma das atividades da 2ª semana de educação financeira de 2015. Ao longo da semana, pais, alunos e professores votaram no melhor desenho.

Em seguida o tema desenvolvido foi Empreendedorismo Jovem. O evento recebeu 4 jovens empreendedores que dividiram suas experiências de vida e, a partir dos vários relatos, os discentes puderam formar o perfil de um bom empreendedor. Foram convidados para este bate papo: Luis Carlos Costa (Dono da Empresa Vai Bem Gelados), Eldon Clayton (Sócio do Hostel7), MiniChef Gui (Criança de 8 anos que faz biscoitos para juntar seu próprio dinheiro e comprar um vídeo game) e Mirella Dias (Gestora Cultural).

No terceiro dia, os alunos assistiram a uma palestra com o tema Ética no Consumo e que foi proferida por uma docente da Fundação Logosófica, Jamille Passarella. Jamille enfatizou a importância de se formar defesas mentais para não se consumir o que não é necessário ou importante.

A semana de educação financeira foi encerrada com a oficina Como elaborar um Plano de Negócios?, realizada pela professora de Artes Cênicas, Isadora Stepanski. Por meio do método Canvas, os adolescentes fizeram uma projeção de futuro e elaboraram um plano de negócios para aplicar na segunda semana de educação financeira. Neste dia, divulgou-se também o resultado do Concurso da Moeda Social do Logosófico.

“Os discentes se mantiveram entusiasmados com a aquisição de novos conhecimentos durante toda a semana e participaram com muito afinco e interesse de todos os momentos”, manifestou a coordenadora Tatiana Veroneze.