Alunos do 4° ao 9° Ano participam de provas da Olimpíada Internacional Matemática

Unidade: Brasília | 14 Jul 2015

Em abril, os alunos do 4° ao 9° Ano participaram das provas da Olimpíada Internacional Matemática. Este ano, em sua 5ª edição no Brasil, participaram mais de 1.654 classes de 460 escolas de 23 estados (apenas não participaram AC, AP, RR), além do Distrito Federal, totalizando mais de 30 mil estudantes de escolas públicas e privadas do 4º Ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Esta prova é realizada na própria escola, em equipes e dispõe de exercícios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas e também a diversão, iniciativa pessoal, organização e cooperação.

É apresentado como um desafio para a classe e se difere de outras competições de matemática porque não é direcionado apenas para os alunos que possuem altas habilidades em Matemática, mas para toda a turma. Há, também, a conexão com o conhecimento de línguas estrangeiras, já que uma questão da prova será em outra língua (Inglês ou Espanhol).

“Foi com muita alegria que recebemos os resultados de nosso corpo discente. As turmas do 4° e 5° ano alcançaram o terceiro lugar no mundo e o 9° ano recebeu menção honrosa”, declarou a vice diretora pedagógica, Tatiana Veroneze.

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras foi criada em 1990 pela Academia de Estrasburgo, França, com o objetivo de estimular o interesse dos estudantes para a Matemática. No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – programa mantido pelo Instituto de Olimpíadas do Conhecimento – com apoio do CONSED – Conselho Nacional de Secretários da Educação, da Universidade Metodista de São Paulo, do Consulado Geral da França em São Paulo, Sindicato das Escolas Particulares do Rio de Janeiro e do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária da Fundação Itaú Social.