Infantil 2 aprende observando o crescimento da batata-doce

Unidade: Uberlândia | 24 Nov 2021

A coordenadora Tatiana Moro soube que as crianças da Turma da Amizade estavam aprendendo sobre a importância de comer alimentos naturais e saudáveis. Então, ela fez uma atividade bem gostosa com as crianças sobre a batata-doce. Ela levou uma batata-doce para conhecerem e destacou seus benefícios para a saúde. Os alunos manusearam a batata-doce in natura e, depois, experimentaram algumas preparações na forma cozida e de chips, e adoraram!

A coordenadora, então, com a colaboração das professoras Mariana Rodriguez e Anna Luísa Souza, propôs uma experiência para as crianças exercitarem dois grandes valores: a observação e a paciência. Elas plantaram uma batata-doce na água, em um recipiente transparente. No decorrer do tempo, as professoras convidaram as crianças para exercitarem a observação e perceberem as modificações durante o crescimento da planta. Destacaram que, para saberem esperar o crescimento, exercitariam a paciência, que é uma virtude que nos ajuda a esperar que as coisas aconteçam no tempo certo.

A cada dia, as crianças observaram, entusiasmadas, as transformações e crescimento do pé de batata-doce. E as professoras reforçaram aspectos sobre a paciência e a observação.

Depoimentos:

"Olha professora, a planta cresceu e está do meu tamanho!" - Eduardo Parreira

"Os alunos, desde tenra idade, podem começar a experimentar e viver conceitos que para eles ainda não são tão concretos, por meio de experiências diversas que favoreçam a identificação de valores que podem cultivar, como a paciência. Outro aspecto importante é sempre estimulá-los a observar os processos da natureza, pois neles podemos tirar ensinamentos para a vida. Para nós, professoras, é muito gratificante participar dos momentos de descoberta dos alunos. Cada sorriso e olhar atento deles é motivo de muita alegria." - Tatiana Moro, Mariana Rodriguez e Anna Luisa Souza.