Infantil 4 realiza sapecada de pinhão

Unidade: Chapecó | 14 Jul 2015

Com a chegada da estação mais fria do ano, a natureza vai apresentando suas mudanças. Uma delas diz respeito aos alimentos próprios do frio, que são generosamente oferecidos pela natureza.  O infantil 4, das professoras Sheila Cristine Miollo, Jussara Zandonai e Diana Moretto, tiveram a grata oportunidade em uma tarde fria de inverno,  de fazer uma sapecada de pinhão ao ar livre. Quando as professoras sugeriram esta atividade, todas as crianças de imediato aceitaram!

No primeiro momento, a turma recolheu as grimpas para fazer a fogueira. “Todos recolhiam do chão as grimpas com as mãos, cuidando para que os espinhos não os machucassem, e fizemos a analogia de que os espinhos são como as palavras ´feias’, que machucam nosso interno e como os espinhos, devemos cuidar com elas”, manifestou a professora Sheila, regente da turma.

No dia seguinte, a turma estava pronta para fazer a tão esperada sapecada de pinhão, onde também foi trabalhada a paciência, que as coisas muitas vezes não acontecem no momento que queremos e é preciso esperar.

Os pinhões foram colocados em cima das grimpas e o fogo foi acesso. Conforme as grimpas eram queimadas os pinhões iam sapecando, as crianças escutavam os estalos que os pinhões davam, e a  cada estalo davam muitas gargalhadas. A alegria estava estampada no rosto de cada um!

No momento de comer os pinhões, cada aluno teve a oportunidade de descascar seu próprio pinhão, algo simples para os adultos, mas desafiador para os alunos. A cada pinhão descascado, um grito de vitória. Foi mais uma atividade feliz, vivida nos dias de inverno, no terreno do Colégio!