8º Ano inicia suas descobertas no terreno da Álgebra

Unidade: Funcionários | 14 Jul 2015

Durante as últimas aulas do primeiro semestre, alunos do 8º Ano estudaram sobre monômios e as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação que os envolvem. Para fixar o conteúdo algébrico já aprendido, as turmas A e B juntaram tampinhas e aprenderam um novo jogo com o uso delas: o Jogo dos Tampônios. A cada cor de tampinhas atribuíram o nome de uma variável. Em grupos puderam realizar as operações utilizando as tampinhas, com o objetivo de fixar as operações entre os termos algébricos. Esse jogo ajudou a estabelecer uma relação que, por muitas vezes, é confundida pelos alunos em relação à prioridade das operações e às possibilidades de efetuar as adições algébricas.

A professora Ana Flávia Duarte aproveitou a oportunidade para estimular o trabalho em dupla ou trio, que favorece o cultivo de muitos valores importantes para a convivência de forma geral. Segundo a professora, esta foi uma atividade estimulante e alegre! Os alunos fizeram no concreto o que já haviam praticado no livro, de forma abstrata.