'Projeto Universo' expõe foguetes feitos com material reciclável por alunos

Unidade: Uberlândia | 14 Oct 2021

'Projeto Universo' expõe foguetes feitos com material reciclável por alunos

A quadra do nosso Colégio virou uma verdadeira exposição de arte. Após os estímulos proporcionados pelo Projeto Universo, os alunos ficaram encantados com todos os temas estudados e aprenderam sobre a vida em uma estação espacial, a preparação dos astronautas (tanto nos aspectos físicos, quanto nos valores que precisam cultivar) sobre nosso planeta, o sistema solar, as estrelas, a Via-Láctea, o universo de dentro e o que está fora, etc. Para celebrarem a alegria de aprender e compartilharem os conhecimentos adquiridos, as professoras propuseram que fizessem foguetes, de materiais reciclados, com a ajuda dos familiares para serem expostos em uma exposição para as demais turmas do colégio.

A exposição foi organizada na quadra e cada uma das turmas do Colégio passou para prestigiar, com os devidos cuidados de distanciamento e uso de máscaras. Os alunos da Turma da Colaboração explicaram aos visitantes como construíram seus foguetes, quais materiais usaram e o que aprenderam com este projeto especial. Essa foi uma oportunidade para trabalhar aspectos importantes como a linguagem, a expressão e o relato oral, a timidez, a paciência, a generosidade, dentre outros.

Confira algumas impressões sobre a exposição:

"A Gabi ficou estimulada e feliz com esse projeto. Para ela foi muito importante expor o foguete, foi um exercício de grande esforço". Disse Aline Orosco, mãe da Gabriela Orosco.

"Eu gostei de fazer o foguete a aprender tantas coisas! Um dia eu quero ser astronauta".  João Paulo Bonini, aluno da Turma da Colaboração.

"Eu lembrei de quando fiz o meu foguete e fiquei feliz. Gostei de ver os foguetes da turma!". Felipe Pereira, aluno da Turma da Bondade, 2º ano.

"Me deu vontade de fazer outro foguete também!". Artur Rodriguez, aluno do 1º ano.

"Esse projeto é sempre muito estimulante! Desperta nos alunos a vontade de conhecer mais sobre o Universo e seu mundo interno. Sempre que o fazemos, a alegria e o entusiasmo tomam conta da turma. Este ano a exposição de foguetes foi especial, pois pudemos fazê-la presencialmente novamente. A quadra se encheu de alegria, tanto dos alunos que estavam apresentando, quanto dos que estavam visitando. Experiências assim, são as que ficam gravadas indelevelmente no coração dos alunos". Tatiana Moro, Coordenadora da Educação Infantil.

"As crianças gostaram muito de expor e apresentar o trabalho realizado, estavam radiantes!". Sara Mendonça, Professora da Turma da Colaboração.