Caça ao tesouro abre projeto de leitura no Infantil 3

Unidade: Chapecó | 15 Sep 2021

As turmas do Infantil 3 A, das professoras Márcia Lima e Pamela Rodrigues da Silva, e Infantil 3 B, das professoras Sabrina Variani e Maria Eduarda Pagllia, realizaram o lançamento do projeto de leitura “Colecionando e explorando conhecimentos com João do Urso Filho”.

O lançamento deu-se com uma caça ao tesouro na escola. O livro base para o projeto, “João do Urso Filho”, de autoria de Jaqueline Miotto Zolet e ilustrações de Reinoldo Klein, estava dentro de uma embalagem de presente, em um lugar que era desconhecido pelas crianças, que tiveram que encontrá-lo seguindo pistas que estavam espalhadas pela escola. As professoras liam as dicas e acompanhavam a vibração dos alunos. As crianças seguiram até avistar alguns objetos brilhantes pendurados no “chorão”, árvore que fica no pátio da escola. Ao avistá-los, ficaram muito felizes, pois sabiam que tinham encontrado o tesouro!

Cada criança, com um pacote nos braços, dirigiu-se até a área verde para abrir o presente, pois não sabiam o que tinha dentro. Quando os pacotes foram abertos, a alegria tomou conta. Todos manifestavam: “Eu ganhei um livro!”.

Após receber o tesouro, as professoras oportunizaram o manuseio do livro, despertando nas crianças a vontade de saber o que se passa na história. Muitas perguntas surgiram:

- Quem é o João do Urso Filho?

- Será que ele é um menino de verdade?

- Quantos anos ele tem?

- Onde ele mora?

- Quem escreveu esta história?

- E quem a ilustrou?

Para a Professora Marcia, regente da turma do Infantil 3 A, “O João, personagem principal, é um menino da mesma idade dos nossos alunos, e convida na história a encontrar a felicidade nas pequenas coisas.”

Este é só o começo! Muitas situações de aprendizagem serão realizadas contemplando os conteúdos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da Pedagogia Logosófica.