Depoimento

Após visita ao MASP, mãe elogia trabalho do Colégio para a formação integral

  • Autor(a): Adriana da Costa e Erlédio Pedro Pering
  • Atividade: Mãe de aluno do Ensino Fundamental 1
  • Unidade: Florianópolis

No dia 30 de julho de 2016 vivenciamos um momento muito especial! Eu, meu marido e o Pedro fomos a uma exposição intitulada “Histórias da Infância”, no Museu de Artes de São Paulo – MASP. Pedro fez muitas observações, indagações e sínteses a respeito das imagens que retratam, em diferentes períodos e territórios, parte da história da infância no Brasil e em outros países. Foi uma vivência muito significativa e intensa!

Em seguida fomos conhecer o acervo do MASP, que contém as pinturas de Renoir, Monet, Manet, Cézanne, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Gauguin e Modigliani entre outros... Quase ao final da visitação o Pedro demostrava claros sinais de que estava muito cansado. Então ele viu uma pintura de Monet e nesse momento ficou muito feliz! Ele dizia: “Olha que interessante! Estou vendo a Ponte Japonesa de Monet! Essa não é uma releitura, nem uma fotografia do quadro de Monet, é a pintura original dele”!

A partir desse encontro, com a obra de Monet, o Pedro estava revigorado. Não queria mais sair da exposição. Ele pediu para registrarmos esse momento especial. Em seguida ele avistou outra tela de Monet, a “Canoa Sobre o Epte”, (1890), propriedade do Masp desde 1953.

O Pedro ficou encantado diante das telas de um artista que ele havia estudado no Colégio Logosófico, com suas professoras Kassiane Bertaiolli e Sabrina Zilli, do primeiro ano do Ensino Fundamental. Num determinado momento meu marido disse que as pinturas de Monet são muito interessantes, pois elas dão a impressão que estamos diante de um lago de verdade, que as águas parecem se mover. Então o Pedro disse ao seu pai: “O Monet era um pintor impressionista, ele utilizava a técnica do impressionismo para fazer seus quadros. Por isso temos a sensação que as águas estão se mexendo”!  Com essa fala, repleta de conhecimento e admiração pelo autor que ele havia pesquisado, ficamos, por alguns instantes, contemplando a tela à nossa frente!

Somos muito gratos pelo esforço de todos as professoras, professores e demais profissionais, do Colégio Logosófico, pelo belíssimo trabalho que eles têm feito com as crianças que frequentam esse espaço educacional. Um colégio que prioriza à formação integral dos sujeitos pautada na perspectiva da superação humana.