O projeto “Animais Marinhos” propiciou muitos aprendizados para a vida no Infantil 5 B

Unidade: Funcionários | 13 Jul 2021

Desde o início das aulas, ainda on-line, as crianças do Infantil 5 B demonstraram interesse em pesquisar sobre os animais. Após algumas conversas com as professoras, decidiram que iriam pesquisar sobre os animais marinhos. Cada criança escolheu um animal e o que queria descobrir sobre ele.

“Vivemos, nos últimos meses, momentos de muito aprendizado com os nossos alunos que, com auxílio dos pais em casa, descobriram várias curiosidades sobre os animais marinhos. Os pequenos mostraram bastante apreço e dedicação aos estudos e compartilharam os seus aprendizados com todos os colegas. Para que todos pudessem participar das apresentações, as aulas foram transmitidas pelo Zoom para que as duas bolhas, e os demais alunos que estivessem em casa, também pudessem aprender.”, contou a professora Marina Miranda.

Vídeos, histórias, pinturas e até mesmo uma visita ao Aquário de Toronto, de forma virtual, foi realizada. Para isso, as professoras Marina Miranda e Marília Sales identificaram com as crianças, com o auxílio do Google Earth, a localização de Toronto e iniciaram a excursão. A turma ficou encantada com as dimensões dos aquários e puderam apreciar e reconhecer os animais de seus estudos.

Marina e Marilia aproveitaram o projeto para trabalhar com as crianças sobre a importância de preservar o meio em que vivem. Todos perceberam que, quando se tem atitudes inadequadas, como por exemplo, jogar lixo no chão, vários problemas podem ser causados, inclusive afetando algum animal marinho.

A forma como os animais marinhos vivem e se protegem foi bem explorada. Os alunos puderam identificar que todos podem aprender muitas coisas importantes com os animais relacionando com a própria vida: com os cardumes, aprenderam sobre o trabalho em equipe, com a técnica de camuflagem dos polvos que jogam tintas para despistarem os predadores aprenderam a importância de criar estratégias para se defenderem de algum perigo, usando a inteligência.

Lara Coimbra aproveitou para afirmar que “o homem sabe conversar e assim pode resolver os problemas” e Rafael Campos disse que “o nosso maior poder é a inteligência... a nossa mente”.

O texto coletivo, realizado no final do projeto, mostrou que os alunos puderam aprender muito e se divertir bastante.

A investigação propiciou que as crianças estudassem e ensinassem o que aprenderam o que favoreceu o desenvolvimento das faculdades mentais de observar, pensar e muitas outras além da prática de realizar tudo com gosto e alegria.