4º Ano aprende com experimentos

Unidade: Chapecó | 12 Jul 2021

As professoras Amanda Popiolski e Stefani A. Bosco transformaram a sala de aula do 4º Ano em um verdadeiro laboratório de Ciências, ao estudar as transformações químicas e físicas da matéria!

Com os objetivos de investigar se as misturas dos componentes causariam mudanças na matéria, observar evidências de transformações nas substâncias e diferenciar fenômenos químicos e físicos, os alunos realizaram quatro experimentos:

Experimento 1 - Encher um balão com a mistura de vinagre e bicarbonato

Experimento 2- Mudança instantânea de cor

Experimento 3 - Lâmpada lava

Experimento 4 - Areia movediça

Com luvas e jalecos, as crianças se sentiram verdadeiros cientistas!

“O conhecimento é estimulante! Essa é uma grande verdade que nos apresenta a Pedagogia Logosófica, a qual temos comprovado com clareza enquanto desenvolvemos as aulas. As crianças do 4º Ano estão encantadas pelo saber, se sentem felizes ao adquirir um novo conhecimento e estão muito dispostas a aprender”, declarou a professora Amanda.

A aluna Laura Enzweiler Bierende relatou: “Aprendi que as transformações químicas são diferentes das físicas. Foi muito legal realizar as experiências! Dá vontade de estudar mais! A experiência que eu mais gostei foi a da areia movediça. Usamos água e amido de milho e, quando mexemos, ficou com a textura líquida, mas quando deixamos a mistura parada, ela ficou sólida.”

Lucas Bellincanta, aluno, também manifestou: “Quando eu entrei na sala e a vi organizada com as luvas em cima das mesas, eu lembrei que a professora avisou que iríamos fazer os experimentos e já fiquei muito feliz. Todos os experimentos deram certo no meu grupo, eu gostei muito do experimento da lâmpada lava!”

A investigação das transformações químicas e físicas dos materiais por meio do lançamento de hipóteses e experimentação, foi uma maneira lúdica de comprovar que a matéria muda suas propriedades de várias formas!