O 3º Ano B do Ensino Fundamental I explora o gênero textual Poema e realiza, com autonomia e valentia, um rico trabalho em equipe

Unidade: Funcionários | 9 May 2021

Os alunos do 3º Ano B, nas aulas de Português, tiveram a oportunidade de ouvir um áudio com a leitura de alguns poemas, e constataram que a presença de efeitos sonoros deram a eles um brilho a mais. Foi um momento interessante e bem ao gosto das crianças.

Em uma das aulas, o poema “A história da banana”, de Lalau e Laurabeatriz, do livro “Zum-zum-zum e outras poesias”, foi bastante explorado.

Inicialmente, cada aluno leu o poema para si mesmo. Depois, todos ouviram o mesmo poema sendo declamado de duas formas distintas e conversaram sobre as diferenças observadas na entonação e expressividade. Em seguida, a professora Júlia Lisboa dividiu as crianças em duplas, e em salas diferentes, para treinarem a leitura. “A atividade teve como objetivo, além de trabalhar com este gênero textual, favorecer o vínculo entre as crianças, o combate a timidez e o cultivo da autonomia pois tiveram que realizar um trabalho em equipe sem a intervenção direta das professoras, depois de dadas as instruções.”, explicou a professora Júlia.

Ao final, todas as duplas apresentaram o resultado de seu esforço com muita alegria. Frente ao sucesso da atividade, a turma resolveu apresentar um poema para as demais turmas do Ensino Fundamental I, no momento cívico.

Em breve o 3º Ano B dará mais notícias!