Infantil 4 aprende sobre o valor da amizade e descobre, com alegria e entusiasmo, os segredos para ampliar o círculo de amigos

Unidade: Cidade Nova | 9 May 2021

Para estimular o gosto pela leitura e explorar o conceito de amizade, as professoras Nirvana Arantes e Laiene Guimarães contaram, com muito entusiasmo, a história “Segredinhos para ampliar as amizades”, da autora Jaqueline Miotto Zolet. Amizade, pequenas atenções, generosidade, aprender com as diferenças e aprender a pensar para resolver os problemas de convivência são alguns dos valores mostrados no livro, e se constituem em grandes estímulos para a formação humana.

Após a contação da história, as professoras destacaram o primeiro segredinho sugerido nela: “Cada pessoa tem o seu jeito. Que tal conhecer o jeito do outro? Você pode se surpreender!”. Em seguida, propuseram uma sensível dinâmica para a turma: cada aluno iria observar os demais colegas, para destacar alguma característica em cada um. Foram projetadas na tela fotos das professoras e dos alunos, para que pudessem ressaltar, primeiro, uma característica física e, depois, algo que eles já tivessem observado antes no jeito de ser do colega.

“Foi um momento de muita alegria e afeto! As crianças foram percebendo que é muito importante conhecer um pouco mais sobre o outro para cultivar uma boa convivência.” – relatou a professora Nirvana.