Aulas de Literatura do 4º Ano A resultam em momentos sensíveis e se tornam uma porta para reflexões

Unidade: Funcionários | 6 Apr 2021

As aulas de Literatura do 4º Ano A resultam em momentos sensíveis e se tornam uma porta para reflexões sobre o conhecimento de si mesmo e o poder de transformação do ser humano, para um mundo melhor!

O 4º Ano A realizou a leitura do livro O Jardim Secreto, um clássico da literatura infanto-juvenil, da autora Frances Hodgson Burnett. A história é rica em elementos sobre o sentimento da amizade e a possibilidade de transformação interna do ser humano.

As professoras Maria Natália Serpa e Fábia Colombarolli propuseram aos alunos vivenciar um pouco da experiência da jardinagem, vivida pela personagem principal do livro, Mary Lennox.

Aproveitando os recursos da aula virtual, muitos aspectos físicos da paisagem dos campos ingleses e da tradição da jardinagem na Inglaterra foram apresentados para os alunos, que assistiram a vídeos, em inglês, sobre o assunto.

A turma aprendeu, por meio de um vídeo, também em inglês, a plantar uma cebola e, na aula seguinte, cada aluno realizou o seu plantio. Paralelamente à essa vivência, a turma refletiu sobre o cultivo de valores internos para transformar a si mesmo e evoluir.

O 4º Ano A também conversou sobre o tema de março da agenda: “Quem quiser chegar a ser o que não é deverá principiar por deixar de ser o que é” e relacionou com o projeto anual do Colégio: For a better world (Por um mundo melhor). Em seguida, fizeram uma nuvem de palavras com os principais conceitos que precisam cultivar, internamente, para contribuírem para um mundo melhor.

Buscando compartilhar todos esses elementos trabalhados, nas aulas de Literatura, a turma selecionou os dez conceitos principais e preparou um Momento Cívico para as turmas de 2º ao 5º Anos da manhã. Expandindo o bem aos demais alunos do Curso Fundamental I, as crianças do 4º Ano A já começam a contribuir para um mundo melhor!

Encerrando o ciclo de atividades sobre o livro O Jardim Secreto, os alunos fizeram pequenos vídeos sobre a história.

Antes de realizar essa atividade, receberam a visita da ex-aluna, Camila Dutra, que possui o canal, Camila Leitora, sobre livros literários infanto-juvenis. Nessa oportunidade, conversaram sobre sua experiência com a literatura, com a produção de vídeos, a divulgação de livros e o bom uso da internet.

Ao elaborar os próprios vídeos, o 4º Ano A teve a oportunidade de voltar aos aspectos literários da obra, expor sua opinião sobre a história, exercitar a oralidade, a escrita de roteiro e aprender um pouquinho sobre gravação.

Alguns alunos manifestaram suas impressões sobre o vivido: Lara Machado valorizou muito a oportunidade de realizar o Momento Cívico, pois estava com saudade dessa atividade, e destacou o desafio de levar os conceitos para as outras turmas de forma virtual. Já a aluna Beatriz Roda, manifestou que gostou muito do livro e que achou desafiadora a gravação do vídeo, que exige repetição e organização.

As aulas de Literatura, vividas nessa dimensão, ultrapassam o despertar do gosto pela leitura e alcançam voos de ordem transcendente!