1º Ano faz apresentações sobre os animais típicos de cada bioma do Brasil

Unidade: Cidade Nova | 21 Jan 2021

As crianças do 1º Ano estão bastante estimuladas com as investigações propostas por meio do projeto Uma viagem pelo Brasil. Dando continuidade aos estudos sobre os animais que vivem em cada bioma brasileiro e com o intuito de enriquecê-lo, as docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo encaminharam uma pesquisa para os alunos realizarem com o auxílio da família.

O objetivo dessa atividade era que as crianças investigassem os animais que vivem em um determinado bioma brasileiro e escolhessem um sobre o qual pudessem aprofundar os estudos. A escolha foi feita por meio de um sorteio. Após a seleção do animal e estudo sobre ele, cada aluno deveria construir uma notícia, destacando os aspectos mais relevantes de sua pesquisa. Quem se sentisse à vontade, poderia complementar a tarefa gravando uma reportagem, compartilhando com a turma o relato de suas descobertas.

Os alunos ficaram muito estimulados e a atividade envolveu toda a família! Nas aulas ao vivo, as professoras deram a oportunidade para os alunos socializarem os materiais encaminhados por meio de apresentações em PowerPoint. Antes de iniciá-las, alguns combinados foram feitos. Ressaltou-se a importância de respeitarmos os colegas durante as apresentações, não interrompendo a sua fala e tecendo comentários e perguntas agradáveis acerca do tema apresentado. Todos se esforçaram para ouvir com atenção as apresentações e adoraram fazer perguntas para os colegas. Aos amigos que não souberam responder, foi sugerida a elaboração de novas pesquisas.

A partir desse estudo, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca das variedades de animais que existem em nosso país e promover reflexões sobre a importância de cada cidadão colaborar e respeitar seus habitats, pois várias espécies estão em perigo de extinção devido a ações humanas na natureza.

O conhecimento realmente amplia a vida! Como é bom observar a Criação, quantas coisas aprendemos!