Alunos do 1° Ano expressam carinho pelos colegas por meio de bilhetes afetuosos

Unidade: Cidade Nova | 20 Nov 2020

Os alunos do 1° Ano iniciaram um estudo sobre um novo gênero textual: o bilhete. As docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo apresentaram para eles alguns modelos de bilhetes e explicaram que a função desse gênero é transmitir uma mensagem, podendo ser um aviso, um pedido, uma pergunta breve, um elogio ou um convite. A turma aprendeu que o bilhete é composto das seguintes partes: data; nome de quem irá recebê-lo (destinatário); mensagem; despedida; nome de quem o escreveu (remetente).

Alguns dias após o início desse estudo, os alunos receberam um lindo cartão virtual das crianças da Educação Infantil. Nesse cartão, as crianças expressaram a saudade dos momentos de encontro no Colégio e a vontade de se encontrarem em breve. Recordaram, com alegria e gratidão, dos momentos juntos na escola.

Diante dessa singela manifestação de carinho e afeto, tiveram a ideia de retribuí-la, produzindo um bilhete, contendo todos os aspectos estudados. Numa aula ao vivo, cada criança do 1° Ano produziu o seu. Todos buscaram realizar os registros  dando o seu melhor. Ficaram lindos os bilhetes!

As docentes montaram um lindo vídeo com as produções da turma e enviaram para as crianças da Educação Infantil. Foi uma experiência sensível e de muito aprendizado!