Alunos do 1º Ano iniciam estudos sobre um novo gênero textual

Unidade: Cidade Nova | 18 Sep 2020

A turma do 1º Ano começou a estudar um novo gênero textual: o convite. As docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo mostraram alguns modelos de convites (festa de aniversário, casamento, chá de panela) e fizeram um levantamento prévio dos conhecimentos que elas possuem sobre esse recurso. Os alunos relataram que utilizamos o convite para chamar alguém para uma festa e que nele consta algumas informações importantes, como o dia, horário e local.

Em seguida, as professoras solicitaram a colaboração das crianças para a leitura dos materiais apresentados. Durante essa dinâmica foram realizadas várias reflexões. Os alunos observaram que as informações presentes no convite podem variar de acordo com a finalidade do evento.

Num segundo momento, as docentes planejaram uma aula prática, criaram um personagem e solicitaram a colaboração dos alunos na construção de um convite para a festa de aniversário do personagem. As crianças adoraram a ideia e começaram a produzir os convites com muita alegria!

As professoras projetaram as informações que deveriam colocar no convite. Durante a realização da atividade, as crianças se esforçaram para cultivar a atenção e a observação ao preencher as informações.

“Eles gostaram muito de socializar suas produções na sala de aula virtual e aguardaram com paciência a vez de mostrar seus registros. A oficina foi um sucesso! Todos adoraram aprender sobre esse novo gênero textual”, observou a professora Letícia.