Estudo do gênero textual Conto é motivo de alegria para os alunos 7º Ano

Unidade: Cidade Nova | 31 Mar 2020

Nas aulas de Produção de Texto, retomando o gênero textual Conto, a professora apresentou aos alunos do 7º Ano o Conto de Suspense. Ela destacou as principais características e a estrutura desse texto: a situação inicial, o desenvolvimento (ou complicação), o clímax, a conclusão (ou desfecho) e a situação final.

A docente explicou que a escolha das palavras para se criar um clima de suspense é fundamental para esse gênero textual, pois a construção do suspense consiste no momento em que as palavras provocam a hesitação da respiração do leitor/público, uma vez que seu enredo é estruturado a partir de cortes repentinos, provocadores do susto.

O inesperado e a surpresa são os elementos que atestam a razão de ser do gênero, afinal, não há como estabelecer o suspense com situações esperadas ou que já foram reveladas.

Os alunos conheceram diversos contos de suspense para leitura e análise de suas características. Após essa atividade, eles produziram seus próprios textos para exposição oral, regado a muito entusiasmo, suspense e um toque de humor.