Turma do Infantil 4 "viaja" até a Antártica

Unidade: Uberlândia | 31 Dec 2019

A Turma do Afeto (Infantil 4), sob os cuidados das professoras Camila Amarães e Maria Clara Gabriela, realizaram o projeto Antártica inspirado no livro Férias na Antártica, das irmãs Klink: Laura, Tamara e Marina Helena. As três irmãs registraram nessa obra a experiência de cinco expedições em família pelo Continente Antártico. Através da vivência das meninas e sua família, os alunos aprenderam sobre a Antártica, seu clima, o ambiente, os animais e o oceano.

Para iniciar o projeto, as professoras fizeram uma rodinha para conversarem sobre a Antártica. As crianças manifestaram não conhecer esse continente e não imaginavam como ele seria. Foi então que as professoras levaram um globo terrestre e mostraram o continente Antártico.

No momento da leitura, as crianças ficaram empolgadas ao descobrirem que o livro foi escrito por três irmãs, e por ainda serem crianças! As professoras conversaram sobre as dificuldades de se visitar um continente como a Antártica e ensinaram sobre a importância de organizar a mala antes da viagem, o que as irmãs Klink chamam de kit de sobrevivência, verificando se o que foi colocado é importante.

Ao conversar sobre a rotina das irmãs, as professoras destacaram a boa convivência entre elas. Cada uma tinha uma característica diferente: a Marina gostava de lavar a louça e de organizar o veleiro, a Laura gostava de cozinhar e Tamara de tirar fotos e fazer vídeos. Apesar da diferença entre as idades e gostos, as irmãs viviam em harmonia, ajudando uma à outra. Na ocasião, foi trabalhado um ensinamento muito importante de González Pecotche, que ensina que "alguns têm o que a outra falta". As professoras ensinaram que, assim como as personagens desta aventura, cada criança da turma também poderia ensinar e aprender algo com as demais, e que as diferenças são necessárias para que possamos evoluir e nos capacitar mais.