Alunos do 7º Ano produzem instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis

Unidade: Cidade Nova | 23 Dec 2019

O projeto Reciclagem têm proporcionado muitos conhecimentos aos alunos do 7º Ano. Por meio dele, a turma teve a oportunidade de produzir instrumentos musicais a partir de materiais que seriam jogados no lixo, entre eles: latas de vários tamanhos, potes de Yakult e similares, garrafas Pet, tampas de cerveja, refrigerante, leite, suco, potes, lacres de lata, garrafas de vidro, cano de pvc e papelão.

Para produzir os instrumentos, os alunos assistiram a vídeos que explicavam como fazer instrumentos reciclados. Além disso, também aprenderam a pegar e a tocar cada instrumento.

Em um segundo momento, os jovens apresentaram os instrumentos aos alunos da Educação Infantil e doaram toda a produção às turmas.  Foi um momento muito gostoso! As crianças receberam os instrumentos com surpresa e curiosidade.

Na ocasião, os alunos fizeram um som com o instrumento que estava escondido atrás do biombo. Os menores tinham que identificar qual era o instrumento que estava sendo tocado. Ao final do encontro, cantaram a música Reciclar o Lixo, de Maurício de Souza.

De acordo com a professora, a atividade motivou e incentivou os alunos a fazerem o bem, pensando na sociedade e no reaproveitamento de objetos. Foi trabalhado também, por meio da dinâmica realizada com as turmas do Infantil, o pensamento de fazer o bem ao próximo.

“Percebi o crescente interesse dos adolescentes para produzir instrumentos de boa qualidade. Também pensaram muito nos alunos que vão manuseá-los, pois queriam que eles ficassem satisfeitos. Isso demonstra que a vontade de fazer o bem pode crescer quando há incentivo”, afirmou a professora Karina Cunha Haddad Faria.