Projeto literário do 3º Ano oportuniza a união entre o passado e o futuro

Unidade: Chapecó | 19 Oct 2019

A turma do 3º Ano desenvolveu o projeto literário a partir do livro Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado, no qual foram desenvolvidas diversas atividades que oportunizaram o conhecimento do passado e da história de vida de cada aluno e professora.

A leitura permitiu muitas reflexões... Entre elas, a de que o presente é o resultado do passado, que é recordado através de objetos, fotos, aromas e lembranças. A turma refletiu que, mesmo estando longe, as pessoas vivem em nosso interno. Os alunos ainda compreenderam que a história de uma pessoa será formada pelas suas experiências, que ninguém é igual a ninguém e, na convivência com o outro, nos completamos. “Se uníssemos fatos das nossas vidas, poderíamos formar a imagem de uma grande e colorida toalha de retalhos”, brincou a professora.

Com base nisso, cada criança recebeu um retalho de tecido e tinta. Junto com a família, elas registraram duas palavras que melhor os representassem, construindo em conjunto, uma linda toalha de retalhos!

Outro momento emocionante, em que as crianças se envolveram na história, foi a visita de “Bisa Bia”, caracterizada pela professora regente da turma, Daniela de A. Farias. Depois de ouvir a história, todos saborearam deliciosos suspiros que haviam preparado durante a semana, pois eram os doces preferidos da personagem.

Com o projeto, a turma estudou também como eram as fotografias de antigamente e fizeram o comparativo de como essa forma de registro evoluiu.

Para a professora Daniela, as atividades realizadas em torno do livro “foram uma rica oportunidade, um enlace entre o presente e o passado. Durante as leituras compartilhadas, por vários momentos me emocionei ao recordar de minha ‘nona’ e do cheiro da polenta sapecada no fogão a lenha”.