Números binários são apresentados para 4º e 5º Ano

Unidade: Funcionários | 11 Oct 2019

As mudanças oriundas do novo século demandam indivíduos capazes de solucionar problemas em diferentes situações, capacitando-se em diversas áreas.

Como forma de criar oportunidades para que os alunos conheçam mais sobre a área computacional e exercitem o raciocínio lógico, a professora Milena Almeida propôs uma atividade desplugada, relacionada à números binários, com objetivo de apresentar a base numérica binária e compreender como o computador armazena as informações a partir da conversão decimal-binária e binária-decimal, realizando a conversão de palavras e números através da interpretação de binários.

Antes de começarem a atividade, a professora explicou o que é a base binária, composta pelos número 0 e 1, explicitando como e onde ela é utilizada, fazendo comparações e conversões com a base decimal, 0 à 9, que já é de conhecimento dos alunos.

A aula contemplou um conjunto de tarefas que visou ensinar os fundamentos da Ciência da Computação através de atividades lúdicas e envolventes e, mais uma vez, colocando o aluno como autor do seu processo de ensino aprendizagem.