8° Ano pratica funções do sistema nervoso

Unidade: Funcionários | 26 Sep 2019

As aulas práticas de Ciências favorecem um aprendizado significativo, contribuindo para o entendimento e fixação do conteúdo. O objetivo de uma delas foi o de testar a resposta do sistema nervoso em determinadas situações.

Durante a primeira prática, os alunos colocaram o dedo indicador direito em um copo com água gelada e o dedo indicador esquerdo em outro copo com água morna. Esperaram por um tempo e depois colocaram os dois dedos em um copo com a temperatura ambiente. Os alunos perceberam que as sensações térmicas dos dedos alteraram-se: o dedo que estava na água fria ficou com a sensação quente e o dedo que estava na água quente ficou com a sensação fria. Isso porque os receptores térmicos enviam as sensações ao cérebro que, por algum instante interpreta informações desencontradas.

Durante a segunda prática os alunos testaram o reflexo, observando o caminho e o tempo de um sinal, desde a percepção visual até a resposta muscular.  Enquanto um aluno segurava uma régua na vertical, e preparava-se para deixá-la cair a qualquer momento, outro aluno, posicionava-se para pegar a régua antes dela cair, de maneira que conseguisse segurar o objeto com o polegar e o dedo indicador. Durante essa prática foi possível compreender uma cadeia de eventos que é gerada para determinada ação: visualização da régua caindo (nervo sensitivo), informação processada pelo cérebro e ativação dos músculos durante a ação (nervo motor).

Por fim, durante a terceira prática, os alunos sentaram-se sobre a mesa e a professora bateu, de leve, logo abaixo do joelho, com um martelinho de borracha. Os alunos observaram que a perna suspendia de forma involuntária e compreenderam que essa ação se deve ao ato reflexo, uma resposta automática e involuntária que temos, quando reagimos a certos estímulos.

As atividades causaram grande interação, curiosidade e aprendizado entre os alunos, que puderam compreender os processos vistos teoricamente em sala de aula.