4º Ano constrói um ecossistema para observação

Unidade: Chapecó | 14 Jul 2019

Ao estudar sobre ecossistemas, as relações entre os seres vivos, cadeias e teias alimentares, as professoras Kamila Pavi e Stefani Bosco convidaram a agrônoma, Sra. Aline Belicanta de Seara (SC) para colaborar nessa aprendizagem, construindo um terrário.

Para isso, as crianças estudaram e se prepararam com os materiais que seriam necessários: recipiente transparente, plantas, terra, carvão vegetal, pequenos animais, dentre outros. “Foi bonito observar as crianças pelo terreno do Colégio, durante os recreios, procurando bichinhos, pegando galhos e troncos caídos no chão. Estavam vibrando com a atividade que seria realizada”, relatou a professora Kamila.

Durante a montagem do terrário, muitas curiosidades e aprendizagens: “Por que é necessário o carvão?”, “O que vem primeiro, as pedras ou a terra?”, “Os bichinhos não vão morrer?”.

Que alegria a movimentação da turma!

A aluna Eduarda Maldaner comentou: “Gostei de saber que para montar um terrário existem camadas. Não é simplesmente colocar terra e pronto”. A aluna Letícia Antunes de Lima, também demonstrou interesse: “Cada camada tem uma função, é por isso que é tudo dividido. E no terrário é preciso ter equilíbrio. Por exemplo, não pode ter muitas plantas, nem muitos animais, ou poucas plantas e muito animais. É necessário equilíbrio”.

“Com o terrário, além de podermos comprovar alguns conhecimentos e analisar a vida existente nesse ecossistema, foi possível analisar outros conhecimentos relacionados à formação do ser humano, como a colaboração e a generosidade existente na natureza”, manifestou a professora Kamila.