Infantil 4 investiga a cor das estrelas

Unidade: Florianópolis | 17 Jun 2019

A turma do Infantil 4 está pesquisando sobre o Universo e para ampliar os conhecimentos sobre o tema, os alunos vivenciaram “um dia com tudo escuro”. Sim, isso mesmo!

As professoras receberam os alunos com as cortinas fechadas e as luzes apagadas, e assim que eles entravam em sala recebiam uma lanterna para retirar os pertences da mochila e brincar com o brinquedo que trouxeram de casa. A professora Kátia, de Lógica, também foi à sala com tudo escuro e mostrou, por meio de um vídeo, como é a rotação da Terra, formando o dia e a noite. Quanta diversão e expectativa!

Em seguida, foi realizada uma roda de conversa e uma experiência com a chama do fogo. De longe, as docentes perguntaram aos alunos quais cores conseguiam ver naquela chama. Rapidamente eles identificaram o azul, amarelo, marrom, vermelho, laranja e outras. Em seguida, foi perguntado o que era o Sol e as crianças responderam que é uma estrela. A pergunta seguinte foi o que tem no Sol que o deixa tão quente e eles logo responderam que tinha fogo. A turma concluiu que as estrelas têm várias cores, e com a junção das luzes coloridas, é possível enxergar as estrelas brancas daqui da Terra.

Para terminar a “noite”, foi realizada uma atividade com a professora Gabriela, de Artes Visuais. Usando tinta guache nas cores da experiência, as crianças pintaram uma folha branca. Depois de seca, as professoras passaram um papel contact e as crianças pintaram com tinta preta. No dia seguinte, as crianças pegaram um palito e fizeram estrelinhas no céu escuro (que pintaram de preto). Quando elas passavam o palito, a tinta preta saía, ficando apenas a cor que estava por baixo do contact, formando as estrelas coloridas.

Foi uma experiência muito significativa e especial para as crianças, que demonstraram em todos os momentos o interesse por aprender e querer saber mais!

“A riqueza de conhecimento faculta ao ser viver uma vida que só em aparência se assemelha à vulgar, pois dela dista muito quanto à amplidão, às perspectivas, à qualidade e eficiência de suas particularidades, sobretudo na ordem das possibilidades conscientes.” Sabedoria Logosófica