Infantil 2 amplia os conhecimentos degustando novas frutas

Unidade: Cidade Nova | 20 May 2019

Dando continuidade à atividade Caixa de Alimentos, a aluna Isabel levou para o Colégio uma fruta muito saborosa para degustar com a turma do Infantil 2: a manga. Inicialmente, as crianças observaram a cor, sentiram sua textura, perceberam o peso e sentiram o cheiro. Foram estimuladas a contar quantas mangas a colega tinha levado para dividir com os amigos.

Na hora de conhecer a manga por dentro, todos descobriram que a fruta tem um caroço, que é duro e não tem como comer. Descobriram também que, quando batem um caroço no outro, faz um barulho bem legal!

Depois de descascar a manga, os alunos sentiram a textura da polpa da fruta. Algumas crianças não quiseram pegar, o que é natural nesta idade; outras pegaram, sentiram e passou para o colega. A aluna Alice Pedrosa disse: “A manga tem água!”; o aluno Jorge relatou: “Ela cai da nossa mão. Tem que segurar forte!” e a Catarina exclamou: “Ela é amarela!”.

Observamos que cada criança tem uma reação diferente ao sentir a textura do alimento. Foi interessante observar um aluno, que não come frutas, ao pegar na manga, a levou até à boca, passou a língua e ficou olhando para as professoras. “Por meio de atividades estimulantes, as crianças vão ampliando o conhecimento e se esforçando para experimentar os diversos tipos de alimentos”, explicou a professora Rosemary Gurgel.