3º Ano vespertino aprende Matemática brincando com o jogo do Material Dourado e as Fichas Escalonadas

Unidade: Goiânia | 8 May 2019

Os alunos do 3º Ano vespertino realizaram uma atividade para ampliarem o conhecimento em Matemática, que contou com auxílio do Jogo do Material Dourado e das Fichas Escalonadas.

As professoras Mayara Campoy e Cristiane Castro propuseram aos alunos que anotassem os conteúdos que seriam trabalhados naquele momento: as operações adição e subtração (campo aditivo), além da decomposição numérica.

A turma foi dividida em dois grupos, sendo Grupo A e o Grupo B todos em duplas, e as professoras sortearam os números para a decomposição no Tapete QVL (Quadro Valor de Lugar), usando o Material Dourado e as Fichas Escalonadas para representar as ordens das centenas, dezenas e unidades. Ao final da atividade, cada aluno que conseguisse concluí-la, marcava um ponto para o seu grupo.

Vale reforçar que essa atividade não foi tratada pelos alunos como uma competição entre os grupos, uma vez que o intuito principal do jogo foi recordar e ampliar o conhecimento acerca dos conteúdos aplicados.

“Ao final, pedimos para os alunos que escrevessem a opinião deles em relação ao jogo: se acharam fácil ou difícil, e que justificassem a resposta. Desse modo, foi possível compreender a perspectiva de cada um e, diante dos relatos apresentados, percebemos que a turma considerou o jogo fácil, porém desafiador, e que houve a compreensão dos elementos que estávamos trabalhando – atenção, decomposição, números, conhecimento, material dourado e ordem posicional”, explicaram as professoras.

Os alunos conseguiram concluir  o jogo, compreenderam de maneira significativa a proposta da atividade e o quanto trabalhar em conjunto é um ato importante. Eles demonstraram ter o entendimento do valor de realizar as atividades propostas em sala com mais atenção, para superarem as suas próprias dificuldades.

Confira alguns relatos dos alunos:

“Eu achei o jogo meio fácil e meio difícil, mas ele é muito divertido. Você forma dupla sorteia um número, por exemplo: o número 400 você usa o material dourado e depois decompõe.” Julia Andrade

“Esses elementos que trabalhamos nessa brincadeira, foram interessantes e matemática é bom e estudar é mais ainda. Esse jogo é muito legal.” Pedro Goulart

“Eu gostei da brincadeira por ela apresentar números e agilidade, os elementos trabalhados foram: atenção, decomposição, números, conhecimento e material dourado.” Valentina Alvarenga

“Eu aprendi a ter atenção, a decompor e a mexer no material dourado. Foi fácil.” Julia Carrijo

“Eu gostei do jogo, mas quando foi a minha vez, eu quase errei.” João Pedro

“Eu achei o jogo legal, desafiador, interessante e educativo.” Diva Siqueira

“Eu gostei muito do jogo porque trabalhou a minha atenção.” Geovana Jordão

“Eu achei muito legal o jogo do material dourado, ele utiliza atenção, decomposição, conhecimento, números e material dourado.” Valentina Besler

“O que eu mais gostei foi jogar com os meus amigos. Achei o jogo legal, preciso ter atenção, conhecimento.” Luna Kaji

“Eu amei porque tínhamos que decompor os números.” Davi Cherubin

“Eu achei bem legal e divertido. Aprendi que com calma e atenção tudo se resolve e eu estou feliz por ter acertado.” Julia Bronzi