Alunos do 7º Ano ficam entusiasmados com estilo literário "Conto de Suspense"

Unidade: Cidade Nova | 29 Apr 2019

Nas aulas de Produção de Texto, dando continuidade ao gênero textual Conto, a professora Luciana Vargas apresentou aos alunos do 7º Ano o Conto de Suspense. Ela apresentou as principais características desse texto: tamanho, enredo, quantidade de personagens e o clímax, que é o momento mais importante da história. Ou seja, no conto há a introdução (ou apresentação), o desenvolvimento (ou complicação), o clímax e a conclusão (ou desfecho).

Os alunos ficaram muito empolgados ao perceberem que, nesse tipo de conto, a construção do suspense consiste no momento em que as palavras provocam a hesitação da respiração do leitor/público, uma vez que seu enredo é estruturado a partir de cortes repentinos provocadores do susto. O inesperado e a surpresa são os elementos que atestam a razão de ser do gênero, afinal, não há como estabelecer o suspense com situações esperadas ou que já foram reveladas.

Foram lidos, em sala, diversos contos de suspense para que suas características fossem analisadas. Após essa atividade, chegou a hora de produzir e, posteriormente, apresentar.

As atividades foram realizadas com muito entusiasmo, suspense e um toque de humor!