Professores retornam às atividades com estudo

Unidade: Chapecó | 26 Feb 2019

De 1 a 8 de fevereiro, os professores do Colégio Logosófico – Unidade Chapecó iniciaram as atividades na escola, com a Semana Pedagógica de estudo e planejamento.

Neste período, os professores, equipe administrativa e apoio tiveram a oportunidade de pensarem nas propostas para o ano letivo. Entre os estudos realizados, foi destacado o tema do projeto institucional do Sistema Logosófico de Educação de 2019: O conhecimento amplia a vida. A primeira reunião foi coordenada pelo reitor da Fundação Logosófica, sr. Clóvis Jacoski, sobre O poder dos estímulos. O foco foi trabalhar com a equipe a necessidade de ir cada vez mais em busca de conhecimentos.

Na programação, foi abordado sobre o trabalho com os projetos individuais de cada turma, o calendário escolar, a organização dos espaços, a recepção dos alunos, entre outros. A Avaliação e as Propostas de Instrumentos, a Autonomia do aluno, as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular também foram temas de estudo, gerando muitos intercâmbios e movimentos mentais nas capacitações e planejamento para o ano.

A professora Dra. Cassia Ferri e uma equipe de professores doutores de diferentes áreas trabalhou com a equipe do Colégio apresentando o projeto de produção do material didático próprio, em andamento nas turmas do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental. Além de trabalhar com os docentes das duas turmas, os demais integrantes da equipe do Logosófico participaram de palestras e oficinas que tiveram como foco o ato de ensinar e a avaliação, entre outros aspectos.

Entre alguns dos destaques da palestra e oficinas realizadas, destacamos: “Perguntar-se o que o aluno aprendeu com o que o professor ensinou, ampliando a consciência sobre o trabalho realizado e a necessidade de uma atuação mais ativa por parte do educando. O trabalho com o conhecimento, possibilitando que o aluno aprenda amplamente”.

“Aquele que dá ensina, porque todo exemplo é um ensinamento.” Carlos Bernardo González Pecotche