4º Ano realiza atividade especial inspirada no livro “Os óculos do invisível”

Unidade: Uberlândia | 8 Dec 2018

Para enriquecer, ilustrar e ampliar os estudos do projeto Contos, as professoras da Turma da Paciência (4º Ano), Daniela Nunes e Fernanda Paes Leme, trabalharam com os alunos o livro Os óculos do invisível, da autora Bruna Tadross. Este livro faz parte do projeto Amanhã Gente Grande, cujos livros são inspirados em objetivos de bem e guiados pelos resultados da aplicação da Pedagogia Logosófica.

A história trata de uma realidade palpável ao ser humano desde seus primeiros anos de vida: o mundo interno, onde os agentes da mente e da sensibilidade – pensamentos e sentimentos – alternam-se, gerando os atos que vão configurando a conduta de cada um.

As docentes conversaram com os alunos sobre o que é invisível a olho nu e como é possível enxergar com o uso de um microscópio, por exemplo. Ao final, as crianças concluíram que não existe tecnologia com a qual se possa enxergar o que há de invisível em nós: os pensamentos e as emoções são invisíveis aos olhos físicos, mas não são para os olhos do entendimento. Elas aprenderam que para enxergar o invisível em nós precisamos de um conhecimento especial.

De forma interdisciplinar, foi unido o projeto literário às aulas de Artes Plásticas e turma realizou uma atividade com protetor solar (tinta invisível) e luz negra, baseado no trabalho da artista húngara Bogi Fabian, conhecida por seus murais e gravuras fluorescentes e brilhantes.

“Assistimos a pequenos vídeos de seu trabalho, e realizamos logo após uma pintura como um desafio visual, trabalhando com tinta invisível sendo iluminada pela luz negra. Finalizamos a experiência escrevendo com protetor solar em uma folha branca uma virtude do que observamos em nós mesmos, colando-a em nossa frente e, nas costas de um(a) amigo(a), colamos a virtude que observamos nele(a). Foi possível ver nossas escritas quando acendemos a luz negra. Foi uma diversão só!”, exclamaram as docentes.