2º Ano do Ensino Médio e a termoquímica: o valor energético dos alimentos

Unidade: Funcionários | 1 Nov 2018

Para completar e ilustrar o conteúdo de termoquímica estudado teoricamente em sala de aula, os alunos tiveram que medir o valor calórico de um amendoim. Para fazer essa estimativa eles queimaram um amendoim, que foi aproximado de uma lata que continha 200ml de água. Com o auxílio de um termômetro foi medido a alteração de temperatura da água. Os alunos verificaram que o valor calórico do um amendoim foi usado para aquecer a água, quando o amendoim foi queimado. Com o dado da variação da temperatura da água, da sua massa e de seu calor específico os alunos calcularam o calor absorvido pela água e concluíram que este calor era a energia liberada na queima do amendoim. Foi possível observar que nem toda energia produzida na queima do amendoim é absorvida pela água, tendo assim uma perda calórica para a vizinhança.

Os alunos puderam compreender as trocas de energia envolvidas no experimento, ou seja, que a combustão de um amendoim gera energia para aquecer a água. Foi possível também compreender que todo alimento possui um valor de caloria diferente.