Turma do Infantil 5 explora o gênero textual “carta”

Unidade: Goiânia | 8 Oct 2018

Dando continuidade à exploração do gênero textual carta, as professoras Dayanna Gomes e Viviann Waleska propuseram aos alunos do Infantil 5 uma visita aos Correios para entregar uma carta. A mensagem foi escrita coletivamente e era destinada ao dono de uma clínica veterinária e pet shop da cidade, solicitando que permitisse a visita da turma como parte do projeto Vivendo e aprendendo, assim eu vou crescendo, por terem explorado a profissão do veterinário.

As crianças aproveitaram a oportunidade para também enviar pelos Correios uma carta a um membro da família, escrita por cada uma das crianças.

Na elaboração das cartas explorou-se a linguagem oral e escrita, a ampliação do vocabulário, a identificação das características do gênero carta, a escrita espontânea, o desenvolvimento de uma linguagem gentil e cortês, bem como o cultivo do afeto pelo membro familiar para quem foi dirigida a mensagem.

O percurso a pé até o Correio foi uma oportunidade de aprender a ouvir e cultivar a atenção para cumprir o objetivo de forma feliz.

De acordo com as professoras, as crianças ficaram muito estimuladas em escrever a carta e depois em poder ir até os Correios. Na semana posterior ao envio elas manifestaram com alegria o quanto os destinatários ficaram felizes com o recebimento; algumas inclusive disseram ter visto o carteiro.