Alunos do Infantil 2 matutino estabelecem “combinados” para uma convivência harmoniosa

Unidade: Goiânia | 6 Aug 2018

As professoras do Infantil 2 matutino, Laiza Freitas e Maria de Lourdes, convidaram as crianças para se sentarem no tapete da sala e perguntaram se sabiam o que eram os “combinados”. Alguns manifestaram que faziam combinados em casa, outros disseram que eram regras. As docentes aproveitaram para perguntar se todos sabiam da importância dos combinados e o quanto favorecem a convivência harmoniosa tanto na sala, quanto em casa.

Depois que as crianças manifestaram, as professoras mostraram algumas imagens representando aspectos vividos na turma. “Pedimos que cada criança escolhesse uma delas e manifestasse oralmente o que estava observando, estabelecendo então os combinados. Esclarecemos que a partir do momento em que decidimos juntos agir de acordo com aquele combinado, todos teriam a responsabilidade de cumprir com o que fora proposto, o que beneficiaria a convivência harmoniosa em sala”, explicou Laiza.

Alguns dos combinados estabelecidos foram: guardar os brinquedos após as brincadeiras, pedir o brinquedo emprestado para o colega antes de pegar e sair da sala de forma organizada sem correr.

As crianças ficaram estimuladas com as condutas mostradas nas plaquinhas. Algumas citaram exemplos de como deve ser a conduta quando a professora está explicando uma atividade e refletiram sobre a importância de ter cuidado ao explorar os brinquedos do parquinho. Já foi possível observar os alunos recordarem a um ou outro sobre algum combinado.