Turma do 4º Ano estuda sobre as grandes navegações

Unidade: Florianópolis | 3 May 2018

A turma do 4º Ano estudou sobre o período da história conhecido como As Grandes Navegações, quando exploradores europeus, principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelos mares desconhecidos até então. As crianças entenderam que os europeus tinham como objetivo encontrar um novo caminho para as Índias e a conquista de novas terras, pois, assim seria  possível obter matérias-primas, metais preciosos e produtos até então não encontrados na Europa.

Os alunos também constataram que os portugueses foram os pioneiros nas navegações devido a uma série de condições encontradas em Portugal, como grandes investimentos financeiros e os estudos realizados, sendo criado até mesmo um centro de estudos náuticos, chamado A Escola de Sagres.

Com o auxílio da professora, os alunos construíram um painel ilustrativo, utilizando a técnica de Luz e Sombra, e fizeram o mapa-múndi localizando os continentes, traçando a rota das Grandes Navegações e conhecendo algumas das especiarias comercializadas na época. Esta dinâmica foi importante para que as crianças pudessem entender melhor este período tão significativo da história.

“Quantos homens de ciência, em busca de algo determinado, encontraram o veio que os levou a descobrir o que nem sequer haviam pensado! Este episódio, tão comum na investigação, qualquer que seja o plano no qual se efetue, evidencia que, com o empenho e o esforço, se promove a atividade de muitos pensamentos. E enquanto uns investigam por um lado, outros o fazem por outro, sendo possível encontrar, muitas vezes onde menos se pensa, algo melhor do que se buscava. É o prêmio ao esforço, ao afã, ao trabalho, à constância, à paciência, e é o prêmio que, outorgado a um, serve para toda a humanidade, porque a toda ela beneficia.” Sabedoria Logosófica