4º Ano participa da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Uberlândia

Unidade: Uberlândia | 26 Nov 2017

Durante as aulas de Matemática, os alunos da Turma da Paciência (4º Ano) usaram jogos para aprender conceitos de forma lúdica, criativa e prazerosa. Além de desenvolver habilidades e competências que estão na base da aprendizagem, as professoras Daniela Nunes e Camila Amarães estimularam o cultivo de virtudes necessárias para a boa convivência humana.

Dentre inúmeras atividades que foram feitas, o jogo Matemática em Movimento promoveu a alegria e estimulou a vontade dos alunos pelo aprender. Eles se movimentaram, se envolveram e se esforçaram bastante usando os conhecimentos que possuem e ainda analisaram o melhor recurso para vencer os desafios apresentados.

Em julho, as professoras inscreveram esse jogo no 7º Brincando e Aprendendo, evento realizado pelo Museu DICA (Diversão com Ciência e Arte), do Instituto de Física da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). O evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizado em outubro, e é claro que o jogo da Turma da Paciência foi selecionado para ser exposto a várias escolas.

Para esta ocasião, os alunos e as professoras criaram uma calculadora com as quatro operações, desenvolvida em sistema Android. A calculadora não faz a conta para o aluno; ele desenvolve o mesmo raciocínio que usaria se fizesse o cálculo no caderno/papel e a calculadora confirma ou não o resultado obtido.

O jogo Matemática em Movimento consiste em retirar de uma caixinha perguntas com um problema ou uma questão matemática, com níveis variados de acordo com a idade. O aluno tem a opção de usar a calculadora ou o papel. Após encontrar a resposta o aluno pega um cone, segue o comando dado pela professora, passando por baixo ou por cima de um circuito de linhas, até encontrar sua resposta nas formas geométricas, colocando o cone sobre a mesma. Todos os alunos apreciaram, se divertiram, aprenderam com a brincadeira e cultivaram a paciência, a tolerância, o respeito e a colaboração.

“Sabemos o quanto são importantes os estímulos positivos para a construção do conhecimento. Foi uma grande oportunidade para os alunos estarem no evento, ensinando o que viveram na prática para outras pessoas, proporcionando a elas a alegria de brincar e aprender”, disseram as docentes.