Professoras do Horário Estendido realizam dois cursos no “Curso para Educadores”

Unidade: Brasília | 25 Oct 2017

As docentes Roseli Luro e Noemy Martins ministraram o curso Analogias e Imagens, com os objetivos de enriquecer o dia a dia do ambiente escolar, educar para uma vida consciente e, ainda, incentivar o cultivo de valores e recursos para uma correção inteligente. Elas relataram que o trabalho com imagens e analogias é um recurso muito rico na obtenção do conhecimento, pois favorece a compreensão do que se quer ensinar.

Na ocasião foram compartilhadas três analogias:

1ª) “Florzinha com e sem espinhos”, que objetivou facilitar a compreensão do cultivo da amizade com suavidade e estimular uma convivência feliz e agradável. Com essa analogia, as crianças tiveram a oportunidade de tocar em uma flor com espinhos e outra sem. A docente relacionou a flor com espinhos aos pensamentos de morder, empurrar, de usar a força para conseguir algo e de bater nos colegas. Enquanto isso, a flor sem espinhos foi associada ao afeto, carinho e suavidade no trato com os colegas. Isso fez com que as crianças percebessem que é bem melhor ser como uma florzinha sem espinhos. Para ilustrar, foi feita uma experiência em que as rosas brancas foram colocadas em um recipiente com água e anilina. Explicou a elas que, com o passar dos dias, as flores mudariam de cor, ficariam azuis, deixando-as mais bonitas. A docente comparou a experiência a uma criança que absorve os ensinamentos e se esforça para mudar os pensamentos, tornando-se uma pessoa ainda mais linda e querida por todos.

2ª) “Com olhos de lupa” foi realizada para despertar nas crianças a atenção para com o seu mundo interno, que deveria ser observado com olhos de lupa, identificando seus erros e aprendendo com eles por meio da observação de si mesmo e, assim, despertar a vontade de melhorar e colaborar para uma melhor humanidade. Para finalizar, as crianças conheceram, manusearam e aprenderam as características da lupa. Por sinal, foi uma descoberta para eles.

3ª) “Coça, coça, sai piolho pra lá” foi executada pela professora após observar que as crianças tentavam copiar os pensamentos umas das outras, principalmente os maus exemplos. A professora, então, apresentou às crianças um piolho, confeccionado por ela, e explicou que esse bichinho procura morar no couro cabeludo e passa de uma cabeça para a outra sem que a pessoa perceba. Comparando os piolhos aos maus pensamentos, a professora alertou que cada um deveria ficar bastante atento, pois eles incomodam muito já que se refletem em nossa conduta e nos faz prejudicar outras pessoas, pois passamos a agir de acordo com pensamentos alheios e não com os nossos valores. Com isso nos tornamos aos olhos dos outros um ser com quem as pessoas não querem se relacionar. Todos foram convidados a refletir e a fazer um esforço para não deixar que o pensamento piolho (mau pensamento) pule para sua cabeça (mente).

Já as docentes Joyce Porto, Daniela Oliveira, Rita de Cássia Massáut, Marina Moreira e Maria Eduarda Carvalho ministraram o curso Jogos Educativos com Material Reciclado. O curso teve como proposta facilitar a vida do educador e trazer alternativas durante a sua docência. Os jogos são atividades divertidas que colaboram no desenvolvimento natural das crianças e no processo de construção do conhecimento em todas as áreas afins. Elas ensinaram três jogos:

•  JOGO DO PIRATA

Tem por objetivos desenvolver no aluno diferentes níveis de maturação da coordenação dos movimentos visomotores como: a capacidade de realizar e dominar os movimentos da mão e dos dedos e a capacidade de reproduzir experiências visuais anteriores de forma motora.

•  AS TRÊS PARTES

Tem por objetivos desenvolver o senso de relações espaciais, conceitos e linguagem da Geometria, além de integrar a Literatura às aulas de Matemática. A história contada é de uma casa que resolve se transformar. Para isso ela se divide em três partes (dois triângulos iguais e um trapézio) que se movem, formando novos objetos de acordo com as aventuras e experiências narradas.

• TERMÔMETRO MALUCO

Tem por objetivos desenvolver habilidades de raciocínio como: organização, atenção e concentração para a resolução de problemas. Além disso contribui para o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e do raciocínio dedutivo, bem como compreender o significado dos números positivos e negativos.

As docentes vivenciaram momentos ímpares com as experiências e relataram:

“Realizar o Curso de Educadores foi uma experiência única, um campo experimental muito rico que contribuiu para o meu crescimento profissional e pessoal, uma vez que os desafios foram grandes, mas vencidos com esforço e superação. Meu sentir é de gratidão pela oportunidade de compartilhar com colegas de profissão aspectos do meu fazer pedagógico, enriquecido pela Pedagogia Logosófica.” Roseli Luro

“Sinto que o Curso para Educadores deu uma oportunidade à equipe de ficar mais unida! Todas em prol da linda atividade favorecida pelo Colégio Logosófico. Senti grande satisfação e prazer em contribuir. Como é bom ensinar e trocar conhecimento! Gratidão ao Colégio pela oportunidade de ministrar algo da nossa vivência, baseado em estudos teóricos.” Rita de Cássia Massáut

“A oficina que preparamos para o Curso de Educadores foi pensada e planejada com muito carinho. A equipe trabalhou unida para que saísse tudo bem. O sentimento que tive ao final da atividade foi: de dever cumprido, de conhecimentos construídos e de sorrisos sinceros.” Daniela Oliveira

“O Curso de Educadores foi uma oportunidade de troca de saberes e um desafio para a equipe em prol de um mesmo objetivo, que foi alcançado com muita colaboração, união e respeito. Ofereço a palavra gratidão a todo o Colégio pelo incentivo e reconhecimento do trabalho realizado por todos.” Maria Eduarda Carvalho