Alunos do Infantil e Fundamental participam de Concerto Didático

Unidade: Florianópolis | 23 Oct 2017

No dia 18 de outubro de 2017, no auditório do Colégio Logosófico - Unidade Florianópolis, alunos e professores das turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental desfrutaram de um momento especial de aprendizado e sensibilidade com a visita dos músicos Vito Lorenzoni (sax/ flauta transversal), Leonardo Kretzer (pandeiro), Rafael Martorano (violão 7 cordas) e mais alguns estudantes universitários da UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina) que trabalham como instrumentistas.

Em continuidade aos estudos, vivências e conhecimento sobre a música clássica e a música popular no Brasil, a convite da professora de musicalização Renata Del Claro, o trio preparou a apresentação das músicas: Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo), Choro N1 (H. Villa Lobos); Naquele Tempo (Pixinguinha) e Carinhoso (Pixinguinha).

A plateia ouviu com atenção o repertório apresentado, em um ambiente acolhedor e inspirador. As crianças interagiram com os músicos e conversaram sobre as características dos instrumentos e do chorinho - gênero musical que é considerado um patrimônio cultural nacional.

“Fiquei encantada como a música tocou as crianças, elas ficaram muito atentas e algumas até acompanharam o ritmo com o corpo demonstrando a alegria espontânea. Essas repercussões nas crianças me fizeram compreender ainda mais de como o espírito está presente nesta etapa de vida!”, manifestou a professora Luciana Caixeta.

“Nós ficamos muitos felizes em estar aqui hoje, foi muito gratificante ver as crianças contentes, sorrindo, ouvindo as músicas, perguntando, se animando com músicas que já não são tão ouvidas hoje em dia, como é o caso do chorinho. Ficamos motivados ao pensar que ainda temos oportunidade, mostrando para as crianças desde cedo esse tipo de música, vemos que o interesse é genuíno e que é uma questão de força de vontade, levando e disponibilizando este contato. Acho que tudo isso, de alguma forma, reflete no pensamento das crianças, nas ideias delas, nos anseios e do que ficará nas lembranças. Estaremos juntos para fortalecer o contato das crianças com a música e com os instrumentos”, declarou o musicista Vito Lorenzoni.

“Quando começa a vincular-se com aquilo que aprende, vai despertando nela o interesse, ao mesmo tempo que se reanimam as fibras adormecidas da alma, que começa a buscar, chamando ao estudo, os estímulos que irão criar a capacidade de aprender. O conhecimento sozinho, sem o auxílio do afeto, torna-se, no que diz respeito a seu conteúdo específico, frio e insensível para a mente humana”. Sabedoria Logosófica