1º Ano aprende a cultivar a amizade de forma simples e afetuosa

Unidade: Brasília | 1 Oct 2017

Com o objetivo de valorizar a diversidade e favorecer nas crianças a compreensão das diferenças entre os seres humanos e o respeito que deve existir em todas as suas manifestações, as professoras Rafaela Passos e Daniely Kris realizaram uma conversação com os alunos do 1º Ano.

Para elas, cada aluno é constantemente exposto à convivência com outro que vem de outra família e que possui outros valores, outra "bagagem" cultural, outras experiências. Faz-se necessário, portanto, saber que, embora sejamos diferentes, cada um tem sua individualidade, todos têm direitos iguais e devem ser respeitados em todas as suas manifestações. Tarefa essencial para um mundo melhor.

Diante da proposta, a turma lançou a ideia de trabalhar o cultivo de alguns valores importantes para se conviver respeitando as diferenças.

Com a leitura do poema que se encontra na agenda escolar no mês de setembro, A amizade, os alunos aprenderam um pouco mais sobre a importância de seu cultivo com o outro. Foi então que as docentes tiveram a ideia de criar uma atividade muito especial: cada criança recebeu um balão que deveria cuidar durante uma tarde. No balão, havia o nome de um dos colegas da sala, que só seria revelado no final da tarde.

Era o "Amigo Secreto" que cada um teve de cuidar. A atividade foi finalizada com os alunos desenhando seu amigo, que cuidou com tanto carinho.

“As crianças gostaram muito da proposta. Elas cultivaram a amizade por alguém que não sabiam quem era, foi difícil. Aprenderam, no entanto, a cuidar do outro e, ainda, tiveram a oportunidade de cultivar os valores de amizade, respeito, união e afeto. Aprendemos que ter amigo é muito bom!”, manifestaram as professoras.

“Em toda amizade deve cultivar-se o respeito, principalmente se essa amizade nos honra e é para nós sã e agradável. Sempre, em todo momento, deve reinar entre amigos um grande respeito.” González Pecotche