Turma 2 do Turno Estendido aprende a cultivar a paciência ao observar o ipê

Unidade: Brasília | 1 Oct 2017

As crianças da Turma 2 do Horário Estendido tiveram uma experiência muito interessante por meio de uma analogia realizada pelas professoras Joyce Porto e Daniela Souza.

As docentes conversaram com as crianças sobre a importância do cultivo à paciência. E para deixar isso mais claro e palpável para os alunos, elas associaram ao ipê, que floreia apenas uma vez ao ano.

O ipê é uma árvore que em sua época de flora encanta a todos com sua beleza, mas não é durante todo o ano que temos o privilégio de apreciá-lo. Ele só pode florir durante um período do ano, no final do inverno, já próximo à primavera. Cada ipê tem o seu período de florir, começa com o rosa, depois os amarelos e por último, os brancos e roxos.

Com isso, as crianças observaram que para admirar a cor de cada ipê é preciso ter paciência, pois na natureza tudo tem seu momento para acontecer. As docentes explicaram que assim deve ser em nossas vidas, saber esperar a hora certa e respeitar o momento do outro. “Em nosso dia a dia temos hora para dormir, acordar, ir à escola, brincar, fazer atividade, ficar com a família, etc. E com os amigos devemos brincar com alegria, no momento em que ambos queiram brincar, respeitando o tempo do outro”, declararam as professoras.

Depois da rodinha, as crianças puderam visitar um ipê amarelo que fica ao lado da escola para observar sua beleza, e depois fizeram uma atividade em que puderam confeccionar um belo Ipê com a cor que mais lhes agradava.