Juíza realiza palestra sobre o Combate ao Trabalho Infantil

Unidade: Chapecó | 1 Oct 2017

O Colégio Logosófico – Unidade Chapecó recebeu a Juíza do Trabalho, Sra. Vera Marisa Vieira Ramos para realizar uma palestra para algumas turmas. A palestra faz parte da Campanha ao Combate do Trabalho Infantil, que trata também sobre a importância do desenvolvimento saudável e dos estudos na vida da criança e do adolescente.

Para as turmas de 2º, 3º e 4º Ano ela entregou exemplares da cartilha Trabalho infantil não é brinquedo!, desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região. As crianças demonstraram-se estimuladas com as atividades realizadas.  A aluna Livia Bierende (10 anos) deu seu parecer: “Aprendemos um pouco mais sobre o trabalho infantil e eu pude ver que no mundo não é só como a minha realidade, de ir para a escola e brincar. Que tem muitas crianças que precisam trabalhar e nem conseguem ter acesso ao estudo.” A aluna Mariana Salvi Schwert (10 anos) considerou interessante o assunto: “Nós somos crianças privilegiadas por ter uma escola, poder brincar e é preciso denunciar se ver uma criança trabalhando e não estudando.”

A juíza abordou a diferença que tem em colaborar com os pais nas tarefas diárias e o trabalho infantil.

Para as turmas dos adolescentes - 7º e 8º Ano - a palestra apresentou depoimentos reais e dados alarmantes sobre o tema. O intercâmbio com as turmas foi muito rico, desconstruindo alguns conceitos estabelecidos pela sociedade.

O fato de observar o número de crianças em nosso país e em Santa Catarina que trabalham desde tenra idade justifica amplamente essa campanha do TRT.

Neste ano, o personagem Chico, do livro Chico - O valente, publicado pelo Sistema Logosófico de Educação, recebeu o convite para ilustrar os materiais da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, pois o cata-vento, brinquedo  que o Chico adora, é o símbolo da Campanha.

“Tudo que permanece alheio ao homem é como se não existisse para ele, mas nem por isso deixa de existir para os demais.” González Pecotche