Turmas do 4º e 5º Ano realizam Feira de Trocas      

Unidade: Chapecó | 1 Oct 2017

Desde o princípio dos tempos, o escambo era utilizado para trocar produtos ou serviços por outros objetos e trabalhos, já que ainda não existia o dinheiro. As turmas do 4º e 5º Ano tiveram a oportunidade de praticar o escambo em uma Feira de Trocas dentro da disciplina de Educação Financeira, ministrada pela professora Cleizer L. Canello Ecker.

O objetivo da atividade foi de relacionar a teoria – o que foi abordado em sala – com a prática: escambo; consumo consciente; 4 R’s (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar); 3 G’s (Ganhar, Gastar e Guardar), organização e planejamento.

As crianças participaram de todo o processo: organizaram as regras da Feira, definiram o que poderia ser trocado, quantos itens cada um poderia trazer para a troca e como seria organizado o espaço.

Foi um momento que oportunizou a socialização e a argumentação, pois para poder trocar era necessário negociar. Além disso, com essa experiência foram trabalhados alguns conceitos importantes como: desapego, conquista, organização e paciência.

Os alunos decoraram suas mesas de trocas e a cada troca concretizada, entregavam a etiqueta “Negócio feito!”. Foi uma atividade recheada de conhecimento e de boas atitudes!